No dia 6 de Março, Diego Zimermann ministrou uma oficina de Making of em câmeras de celular, nomeada por ele como Curso Relâmpago de Making of.
A oficina teve como objetivo introduzir técnicas de filmagem e capacitar um grupo de crianças, moradoras das mesmas comunidades onde vivem os idosos, para a produção do Making of do A B Ser.
A escolha de usar o celular e não uma câmera profissional, deu-se do objetivo de democratizar a sétima arte. Era esta a nossa preocupação na criação da oficina. Ensinar técnicas de vídeo que poderiam ser facilmente praticadas depois da aula. A escolha por crianças também foi intencional. Queríamos trabalhar com meninos e meninas cheios de energia e de sede pela descoberta. Crianças que pertencessem as mesmas comunidades que os idosos protagonistas do filme, e que assim como eles, estivessem descobrindo um mundo novo e um novo jeito de ver a vida. Através das lentes.
A oficina consistiu em:
- Apresentar o universo de fazer cinema, dos bastidores de filmagem, dos verbos Ação e Corta e da necessidade do silêncio no set.
- Explicar o que é Making of. Por que precisamos de um, e por que escolhemos as crianças para fazer parte da equipe.
- Ensinar como filmar usando o celular. Que botões apertar, que botões não apertar, dicas de enquadramento e de som.
- Produzindo entrevistas: Aonde filmar? Procurar um lugar silencioso. O que perguntar? Qual o seu objetivo ao filmar esta entrevista?
PS: Essa foto é do projeto de vídeos com celulares do Curta Favela. O projeto foi nosso grande inspirador para criar o conceito da oficina do A B Ser. O Curta Favela acontecem em várias comunidades de baixa renda do Rio e agora alça vôos pelo resto do país!
Dê uma olhada no Blog do Curta Favela:
http://curtafavela.blogspot.com/
E fica aqui o meu obrigada a Walter Mesquita, o coordenador do Curta Favela e grande amigo que me sugeriu e ajudou a idealizar o projeto do Making of A B Ser!
Obrigada meu querido, obrigada Diego!
Parabéns Mariana pela iniciativa! Você vai longe!
ResponderExcluirNossa.. muito legal esse projeto! Uma grande "brincadeira" pode despertar o interesse da criança pela arte e quem sabe até uma profissão no futuro!
ResponderExcluir